Respeito, admiração e emoção na despedida a José Carlos Tanuri

por admin publicado 19/11/2020 09h27, última modificação 19/11/2020 09h27
Respeito, admiração e emoção na despedida a José Carlos Tanuri

“SAUDADES ZÉ CARLOS” esta foi a frase que sintetizou todo o sentimento dos presentes na homenagem prestada, nesta terça-feira (17), ao ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Juazeiro, José Carlos Vianna Tanuri, falecido no último dia 15 de novembro, vítima de complicações da Covid-19.

A solenidade foi realizada na Casa Aprígio Duarte em meio a muita emoção e saudosismo.

O ato em homenagem se iniciou com a chegada das cinzas no bairro Castelo Branco, onde uma muda da arvore Ipê Amarelo foi plantada, com parte das cinzas, na praça em frente à residência da Família Tanuri.

Em seguida o cortejo seguiu para a Câmara de Vereadores. O último adeus ao político foi dado pela família, amigos, comunidade, autoridades políticas, judiciárias, religiosas e militares, além dos servidores da Câmara.

Família

Muito emocionado, Edson Tanuri, discursou e demonstrou toda a importância do legado de Zé Carlos. “Meu pai era uma pessoa extremamente generosa e servidora. Eu gostaria nesse momento de agradecer o pai que tive. Esse pai amigo e acolhedor. Nós aprendemos com ele a servir as pessoas e eu sempre ensino isso aos meus filhos que estão presentes. Não vai ter um dia nesta vida que eu não honre o nome de meu pai”, disse.

“Nós fomos coroados nessa eleição e demos este presente ao meu pai, tivemos o vereador mais votado. Parece que foi a homenagem que Juazeiro resolveu fazer à ele, mas isso não nos envaidece, só aumenta nossa responsabilidade de servir a Juazeiro como nunca”, complementou Edson.

Alex Tanuri iniciou sua homenagem falando do aprendizado e herança política. “Foram 20 anos de vereador, 6 anos de vice-prefeito, 12 anos, como vereador. Ao todo, 38 anos em que toda eleição, só tínhamos festa e alegria. Quis o destino que em 2020, um ano de uma eleição, que o meu pai adoecesse duas vezes”.

"Na nossa casa, meu pai nos ensinou a amarmos Juazeiro, amarmos nossos amigos, a termos respeito, atenção e muito carinho por todo juazeirense. Serei o herdeiro político de meu pai e avô”, complementou.

“Temos a honra de ter um pai que viveu para os seus filhos e para os seus amigos. Pai fica no céu iluminando a gente, porque nós iremos dar continuidade ao seu legado e ao legado do nosso avô”, finalizou Alex.

O neto de Zé Carlos Tanuri, Otacílio Tanuri, muito emocionado, lembrou que aos quatro anos de idade foi acolhido como um filho. “Tudo que me tornei e que vou me tornar sempre foi por ele e por minha segunda mãe, Julia Tanuri. Eu gostaria de agradecer a vida dele e tudo que ele fez por mim e todos os filhos e netos que ele amava muito”.

José Carlos Tanuri teve Jaqueline Rodrigues Tanuri de Souza, Edson Américo Rodrigues Tanuri, Alecsandre Rodrigues Tanuri, Vanessa Rodrigues Tanuri, José Carlos Vianna Tanuri Junior, Marcos Davi Rodrigues Ferreira (In Memoriam), Rodrigo Reis Tanuri e Jessica Cardoso dos Santos Tanuri.

Políticos

O ex-prefeito Rivadávio ressaltou que “As pessoas só morrem se são esquecidas, se são lembradas, elas nunca morrem. E Zé Carlos está demonstrando que nunca vai morrer no sentimento, na saudade e no que ele deixou feito. O importante não é a chegada nem a partida, mas sim a trajetória”, disse.

Jorge Khoury lembrou da forte amizade. “Ele só deixou bom exemplo. A gente pode pensar em lembrar dele sempre de maneira positiva. A família de Zé Carlos terá em mim sempre um amigo eterno porque ele foi meu amigo eterno. Vamos ficar com a saudade, mas com gratidão a Deus de ter nos dado a oportunidade de conviver com esta pessoa”, declarou.

O ex-prefeito Isaac Carvalho deixou uma mensagem de conforto. “A gente precisa guardar os bons momentos, as boas lembranças, as referências. Que a partida de Zé Carlos seja para aproximar a família e os amigos de Deus. Este será o grande presente e tenho certeza de que ele ficará feliz”.

O deputado Zó lembrou do aprendizado que teve. “Quando eu cheguei aqui na Câmara eu encontrei o “Véi Zé” e mesmo nas diferenças políticas sempre houve muito respeito. Depois tivemos a oportunidade de estarmos no mesmo campo político. Ele foi para mim um professor em relação ao parlamento e ao dia a dia de um vereador. Agradeço a família e quero dizer que foi uma grande honra ser amigo de Zé Carlos”.

Servidores da Câmara

Representando os servidores da Câmara Municipal, Joelma Henrique de Souza falou do carinho dos funcionários. “Hoje dizemos adeus a uma pessoa maravilhosa que encheu nossas vidas de magia e alegria. Sua marca jamais será apagada. Passará o tempo, mas a saudade sempre fará parte de nossas vidas. Está é uma despedida triste, mas também é um momento para recordarmos com amor, de uma pessoa maravilhosa”.

Mandatos

De 1983 a 1988 foi vice-prefeito no governo Jorge Khoury. Vereador nos períodos de 1989 a 1992; 1993 a 1996; Presidente da Câmara de 1995 a 1996; 1997 e 2000 e de 2005 a 2006 e Vice-presidente nos anos de 1999 a 2000, 2001 e 2004, 2005 e 2008.

Principais ações como vereador

Foi coautor da Lei do Silêncio, aprovou a Lei concedendo desconto de 50% para estudantes secundaristas e universitários nas atividades esportivas e culturais do município e instituiu o estudo de História Sócio Política Cultural de Juazeiro nas escolas do município.

Instituiu a Comenda Francisco de Paula Pita, homenageando ex-presidentes da Câmara de Juazeiro e a Maior Honraria para homenagear cidadãs e cidadãos ilustres com a outorga do título honorífico denominado Cidadão Emérito de Juazeiro, Comenda Barão Homem de Melo. Além da luta para implantação de adutora para o Distrito de Massaroca, levando água tratada para centenas de famílias, que foi resultado do empenho de José Carlos junto ao Governo Federal e Estadual, dentre outras ações.
 


error while rendering plone.comments