Câmara de Vereadores de Juazeiro sedia reunião do IBGE preparatória para Censo 2020

por admin publicado 11/12/2019 07h37, última modificação 11/12/2019 07h37
Câmara de Vereadores de Juazeiro sedia reunião do IBGE preparatória para Censo 2020

O auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro recebeu na tarde desta terça-feira (10/12) o Diretor da Agência do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Saulo Almeida para falar sobre as características do censo 2020 que começa a ser realizado a partir de julho próximo e se estenderá por três meses.

Saulo falou da importância do censo em todos os aspectos, principalmente para as receitas do município vindas da União, da importância de se delimitar bairros, distritos, municípios e estados e do conhecimento das características de cada localidade, bairro ou município.

Lembrou o avanço tecnológico que separa o último censo realizado em 2010 e este que se realizará em 2020 e a diferença que haverá na confiabilidade dos dados, na rapidez do processamento. Pediu ainda a colaboração de todos os órgãos, estaduais, municipais e federais no processo de conscientização e mobilização necessários à boa coleta dos dados censitários.

A agência do IBGE em Juazeiro irá coordenar o censo 2020 em cinco municípios do Território do São Francisco (Juazeiro, Curaçá, Sento Sé e Sobradinho). Serão contratados 170 recenseadores e 25 supervisores. Haverá o desdobramento da agência em 03 postos de coleta, instalados em pontos distintos da cidade. Ainda de acordo com Saulo Almeida, já existem 60.300 domicílios cadastrados a serem visitados.   

Saulo Almeida pediu o apoio dos vereadores para a divulgação dos processos seletivos que irão escolher os recenseadores no início do ano que vem, fevereiro e março: “Quanto mais participantes, mais a chance de aprovação de pessoas com conhecimento da comunidade, que poderão desempenhar melhor o trabalho censitário”.

Falou ainda do receio dos entrevistados quando da presença dos recenseadores, explicando que todas as informações colhidas pelo IBGE são protegidas por sigilo garantido por lei e que não pode ser quebrado nem por decisão judicial, incluindo aí informações discutidas nessas reuniões preparatórias.

Diversas questões foram levantadas pelos vereadores presentes.  a exemplo dos limites dos distritos, dos bairros, os novos bairros e os residenciais. Da reunião saiu a necessidade de se consolidar a Lei municipal de 1998, que definiu os bairros de Juazeiro, ainda no governo do Professor Rivadávio Espínola, com a inclusão dos novos bairros que surgiram.

Participaram da reunião os vereadores Alan Jones, Anderson Alves, José Hilton, Pastor Roberto, Reinaldo de Sabino, Inaldo Loiola, Bené Marques e Aníbal; representante da UNEB e da Policia Militar.

Para o Presidente Alex Tanuri, “a Câmara dará o apoio que for necessário à execução do censo 2020. É um conhecimento essencial para o planejamento de políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável do município”.

 

error while rendering plone.comments