Audiência Pública na Câmara de Juazeiro: Suicídio, compreensão e debate

por adm publicado 01/10/2019 13h10, última modificação 01/10/2019 13h51

 

 

Atendendo sugestão do Professor Alexandre Reis, Professor Adjunto do Colegiado de Ciências Sociais, Coordenador do THANATOUS - Liga Acadêmica Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio, a Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na noite desta segunda-feira (29/09), uma audiência pública para colocar em debate a questão do suicídio.

Com Karíntia Gonçalves de Abrantes Souza, Psicóloga, Especialista em Saúde Mental, MBA em Gestão de Pessoas, da Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Juazeiro e o Professor do Colegiado de Ciências Sociais da UNIVASF, Alexandre Reis, Mestre em Filosofia e Doutorado em Educação e Ciências, a audiência destacou a importância da prevenção e dos cuidados para se diminuir o número de suicídios no Brasil.

O Presidente Alex Tanuri, abriu a audiência com números demonstrando a gravidade do problema: “O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Por isso a Câmara, por seus 21 vereadores, de imediato se engajou nessa discussão que interessa à sociedade”.

Carínthia Abrantes abriu a exposição, lembrando que é importante sim discutir o suicídio e que “90% por suicídios no mundo poderiam ter sido evitados”, com conversa e apoio, destacando a necessidade de se dar atenção aos apelos dos jovens e adolescentes.

O Professor Alexandre Reis, de forma didática, historiou a questão do suicídio, as razões, as formas de discutir e evitar e ao final elogiou o envolvimento da Câmara de Vereadores, dando à Universidade uma oportunidade de sair do campus e interagir com a sociedade.

Sobre a iniciativa da Câmara: “Achei muito produtiva, fundamental, porque para a Universidade é uma oportunidade de sair para a comunidade, sair dos seus muros e trazer essa discussão para a comunidade” – disse – “É preciso que esse tema não seja apenas do domínio dos especialistas; tem de conversar com todo mundo sobre isso”.

Alex Tanuri, ao avaliar a audiência considerou extremamente positiva: “A Câmara de Vereadores assume o seu papel de defensora da dignidade, do respeito à vida e paz na comunidade. O suicídio é um trauma social que tem de ser discutido. A Câmara de Vereadores cumpriu seu papel”.

Estiveram presentes à audiência os vereadores Alan Jones, compondo a Mesa; a Vereadora Neguinha da Santa Casa, o Vereador Charles Leal, Florêncio, Anderson da Iluminação, Gleidson Medrado, Reinaldo Sabino, Anastácio e Tia Célia.  

Participou da Mesa da Audiência Iracelma Ribeiro, representando a Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Juazeiro.

 

error while rendering plone.comments